(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

05 agosto 2005

August

Milhares e milhares de pessoas tabulam o mês de Agosto como o mês do azar! E não só os supersticiosos, mesmo os mais religiosos acreditam que neste mês acontecem coisas inusitadas.

Quando se aproxima agosto, as pessoas mais velhas já começam a prever coisas ruins que poderão acontecer... Uma vela acesa para Nossa Senhora guarda a casa e a família. Pelo menos este ano não temos uma sexta-feira 13 em Agosto!

Lembro da vovó falando que neste mês a gente tinha que evitar ver um gato preto, quebrar um espelho, passar por debaixo de uma escada... Até andar descanso poderia dar azar, cruzes!

Quarta-feira conversei com uma senhora cliente do escritório, Dona Francisca, que fica olhando tanto pras coisas passadas que sofre demais. Ela me disse que este mês Deus não está do lado dela. É o mal de August. Mas pelo contrário, Deus não quer nada de ruim para nós. Às vezes vem uma onda de má sorte e todo mundo, injustamente, logo põe a culpa em Deus...

Os mais jovens não têm tanta superstição assim. Ter uma sexta-feira 13 no mês é até bom, porque rola festas à fantasia. E passar debaixo de escada não diminui o crescimento, nem traz má sorte. A escada não tem culpa de ter sido colocada ali, alguém precisava trabalhar.

Outro fato que lembro e sempre fico rindo foi a notícia do fim do mundo. Lembram que marcaram dia e ano? Eu me lembro muito bem, diziam que o fim do mundo seria no dia 11 de agosto de 2000. Ai ai ai...
Dormi na noite anterior pensando se realmente alguém teria acreditado na história... de qualquer forma rezei para Deus iluminar a todos. Na manhã seguinte, o sol brilhante... (estou lembrando agora daquela minisérie "Família Dinossauros" episódio "Fim do Mundo" onde o Baby dizia amanheceu... é um novo dia... o mundo não acabou...)
Fui trabalhar tranqüila e a noite aula na faculdade. A professora Carmem Lúcia (atual Procuradora Geral do Estado de Minas Gerais) lecionava Direito Constitucional e começou a aula dizendo: só podia coincidir o fim do mundo com o Dia do Advogado, e quem acredita nessa história? E disparou a falar sobre várias coincidências...

Terço na roseira, alho e crucifixo nas portas de casa, vela acessa para Nossa Senhora, água benta no armário, comigo-ninguém-pode no jardim, tudo isso para evitar os maus olhados do mês de Agosto. Ainda tem gente que acredita nisso??? Talvez seja até melhor rezar para que nada de ruim aconteça neste mês ehehehehe.

Beijos Lú