(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

13 setembro 2004

Entre Drinks e Causos...

Drink "Mineiras, uai!"

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 150g de morangos lavados e picados
- 3 doses (mais ou menos) de cachaça (utilizamos a "Rainha das Gerais", deliciosa!)
- Muuuuuito Gelo picado

Bata todos os ingredientes no liqüidificador, reservando alguns moranguinhos pequenos e inteiros para enfeitar as taças, e voilá! (Para enfeitar as taças com os morangos, parta-os ao meio, até mais ou menos 1/3, a partir da base - sem as folhinhas - e encaixe na borda da taça.)



Torta Alemã

Ingredientes:
- 1 lata de doce de leite
(prefira o "Viçosa" ou "Xamêgo Bom")
- 2 latas de creme de leite (ou 3 caixinhas)
- Cacau em Pó peneirado (a gosto)
- 2 pacotes de Biscoito de Maisena
- Conhaque (a gosto)
- Essência de baunilha (a gosto)
- Leite
- Nozes e castanhas picadas (opcional)

Misture o doce de leite, com o creme de leite e o cacau em pó. (Eu vou peneirando o cacau aos poucos e misturando tudo, até ficar bem preto, e com gosto de chocolate).
Despeje mais ou menos 1 dose de conhaque e 1 tampinha de essência de baunilha no creme, misturando bem. Gosto de usar um misturador (parece um batedor de ovo, sabem?), pois deixa a mistura bem lisa e encorpada. Você pode também incorporar a este creme as nozes e castanhas picadas (ou qualquer outra fruta seca/cristalizada), fica muito bom.
Numa outra vasilha (tipo pirex), vá molhando os biscoitos com um pouco de leite misturado a pouquinho de conhaque. Não os deixe amolecer muito menos desmanchar! Apenas umedeça o suficiente e transporte-os ao vasilhame final. (Que pode ser qualquer um, mas eu prefiro uma forma de aro removível.)
Por fim, forre um outro pirex com os biscoitos já molhados (1 camada). Despeje um pouco do creme por cima e espalhe para ficar uma superfície mais ou menos uniforme. E vá fazendo camadas de biscoito e creme, até finalizar com o creme.
Para enfeitar, você pode peneirar um pouco de cacau em pó por cima (fica parecendo trufa, sabe?), espalhar morangos, cerejas, nozes e castanhas picadas.
Leve à geladeira por algumas horas e pode servir!
Se fizer numa forma de aro removível, depois da torta já gelada, é só remover o aro que ela não vai desmontar, e assim ficará parecida com um bolo em camadas. Além de esta torta ser muito bonita visualmente, é bem apetitosa!


Ana Letícia.