(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

27 agosto 2004

Cidade de lei!

Diante da insistência das minhas amigas Do e Le, que ficaram maravilhadas com as mais de duzentas fotos que tirei em Brasília na minha última viagem (12 a 16/08/2004), resolvi escrever sobre a Capital Brasileira.

Quem ainda não conhece, vai imaginando os lugares... Para os que amam Brasília, relembrar é viver!

Com pouco mais de 40 anos (novinha!), Brasília é uma cidade incrível! Diferente da grande agitação e poluição de São Paulo e nem tão interiorana como nossa BH.
Foi totalmente planejada para ser o centro legislativo do Brasil. De lá emanam leis e leis, que tentam, de certa forma, unificar as desigualdades regionais brasileiras. Mas já disse Hebert Vianna que Brasília fabrica suas próprias leis... “Brasília é uma ilha, (...) uma cidade que fabrica suas próprias leis, onde se vive mais ou menos como na Disneylandia...” será mesmo?
Para se ter uma noção da cidade toda, não basta ir ao mirante, até porque... mirante? Como o alto da Av. Afonso Pena... só Minas para tem...
A cidade é toda plana, a linha do horizonte aparece lá ao longe...
Mas visitando os lugares, pode-se deparar com uma maquete da cidade, todas as construções, divisões setoriais, o corpo e as asas do avião. Lá de cima, JK deve estar orgulhoso de ver sua cidade crescer!
Para quem insiste em ver a cidade de cima (nem tanto como eu que tive o prazer de sobrevoá-la), um ótimo passeio é subir na torre de tv. É um verdadeiro cartão postal! (a foto acima é de lá, isso é Brasília!)
Com relação ao clima atmosférico, é seco e quente. Mas senti um clima/astral praieiro. Nossa, fiquei impressionada! O Lago Paranoá contribui para que a cidade seja mais agradável. Dá até para sentir a brisa no Pontão e nos barzinhos adjacentes.
Trânsito? Imagina... Todo mundo tem carro, todo mundo sai de carro. Nada como os caroneiros de plantão de BH, como eu! A cidade não anda, voa. Carros velozes freiam repentinamente diante de uma faixa de pedestres, outra educação... Fico pensando se fosse em BH, tipo Praça 7 em qualquer horário do dia (pois nunca vi lugar que passa mais gente à pé do que lá), os carros não iriam andar se esperassem todos os pedestres passar. Buzina? Acho que os carros de lá nem devem ter, deve ser acessório caro...
As pessoas são assim, feitas de cabeça, tronco e rodas...
Agora, trabalho... não sei se ralam muito, mas que a grana é boa, é. Melhor do que a nossa.
A Câmara, o Senado, os Ministérios, os Tribunais Superiores, todo intelecto do Brasil está lá. Já ouviram Luiz Inácio dizer que “... são trezentos picaretas com anel de doutor...”? É, Vianna cantou, e agora? Será que mudou? Deixa para lá...
Bom lembrar de músicas... Brasília e o Planalto Central inspiraram muitos compositores, como o saudoso Renato Russo (como não lembrar) “... dizia ele estou indo pra Brasília, neste país lugar melhor não há...” “ ... meu Deus mais que cidade linda... no ano novo começo a trabalhar...” e por ai vai...
É pessoal, já sentiram que minha impressão sobre Brasília foi das melhores, ainda mais porque lá está o meu amor, Esdras!!!
Mas não me perguntem se trocaria BH por Brasília, não saberia responder. Mas uma coisa digo, BH é um treim muito especial!!!
Beijos, uai, Lú!