(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

07 outubro 2004

Água, bem escasso!

Para quem ainda não caiu na real, o mundo está ficando sem água! É, não digo água nos rios e mares, porque a Terra é formada mais de água do que de terra, mas falo de água potável, consumível, porque, afinal, nosso corpo possui ¾ de sua totalidade em água (lembro da época de Ciências no colégio...)
Existe um projeto muito legal em Minas, chamado “Projeto Manuelzão”, que por sinal é um dos mais bem conceituados projetos de meio ambiente do nosso estado, com objetivos de pesquisa, mobilização social e educação ambiental. Ele trabalha junto às prefeituras e às associações comunitárias de municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio das Velhas. O projeto visa à recuperação e preservação dessa bacia, através da conscientização social e ambiental das populações ribeirinhas e regionais sobre a importância da água limpa.
Engraçado que aprendi tudo isso ajudando minha prima Débora a fazer um trabalho de 3º ano, quem diria... Antes disso, nunca tinha ouvido falar no projeto, apesar de saber que o Rio das Velhas não anda tão limpinho como em certos pedaços.
E não precisa andar muito para constatar. Quem passa em Santa Luzia, aqui do lado, vê sobre a ponte que liga a parte baixa à alta, uma imensidão do rio toda negra... e não para por ai! Lembram daquele “caiaqueiro” que percorreu todo o Rio das Velhas no início deste ano? Não achou nada de bom, tinha hora que precisava usar máscaras para terminar o percurso.
O mais importante no Projeto Manuelzão é sua divulgação, para que a população ajude no trabalho de recuperação e preservação do rio. Lembrando que não estou só falando do Velhas, mas tem muito mais rios precisando de recuperação.
Devemos lembrar também que a ajuda vai ser revertida para nós mesmos, pois em vários rios brasileiros, como o velho Chico (Rio São Francisco) temos instaladas hidrelétricas que geram energia para nossas casas (já imaginaram a ocorrência de um apagão novamente? Nem me lembre daquele quando eu estava saindo da PUC e vi BH negra!!!)
E a falta de água potável como seria? Os apocalípticos dizem que esta pode ser a causa do fim do mundo... vai saber?
Vamos tentar pelo menos fazer nossa parte.
Está dado meu recado.
Beijos Lú