(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

16 dezembro 2004

Papo Sério

Cultura Geral no Mineiras, Uai! - O BRASIL NA ONU

Pois é, pessoal, depois de a Dôdô contar causos de bebedeiras, da vida e afins, a Lú falar de preconceito e da situação do ensino em nosso país, cá estou eu, atrasada como sempre com o meu post da semana (era prá ter publicado algo na 2a feira), e com um texto um tanto quanto sério...

Achei importante fazer este texto hoje, não apenas pela brilhante aula do Prof. Márcio Luíz (UFMG e Praetorium) de hoje, mas também porque ultimamente tive algumas discussões com amigos/colegas sobre o posicionamento do Brasil e sua insistência para ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. O problema é que este assunto está sendo muito falado pela mídia, pelos políticos, desde a "era" FHC... E agora, o governo Lula despirocou geral, e quer porque quer por o país naquele lugar (no bom sentido, é claro... ou será que o sentido figurado não cabe aí também?) ;-)

E aí, como é tão falado e "refalado", o POVO acha que é uma coisa boa... As pessoas estão "rezando na conta benta", fazendo figa e enchendo a boca prá falar que é "importantíssimo" o Brasil ser membro do Conselho, etc, e etc, mas na verdade NEM SABEM O QUE É ESTE CONSELHO, PARA QUÊ SERVE E EM QUAIS TERMOS SERIA A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL!!!

Como o blog é público, e atrai visitas do mundo inteiro, é importante divulgar a REALIDADE dos fatos por aqui, não é meninas (Dô e Lú)?

Então, o "negó" é o "seguin": O Conselho de Segurança da ONU é o órgão das Nações Unidas encarregado de salvaguardar (pô, falei bonito!!!) a PAZ mundial. O que ele faz? Manda os exércitos dos países que o compõem para outras nações que estejam em guerra civil ou com outros países, etc, etc. Aí vem o Brasil e manda soldado pro HAITI, igualzinho ao que foi feito há algum tempo atrás, mandando exércitos nacionais pro Timor Leste. Se o Brasil entra pro Conselho de vez, como membro permanente, tudo quanto é país que estiver nestas situações, prá lá irão as tropas brasileiras. Até aí, mais ou menos ok.

O problema é que os atuais membros - dentre eles, claro, o país do "bucho" (EUA, claro) - querem que estes novos membros (sim, serão mais 05 novos membros permanentes no Conselho, BR + 4) entrem mas SEM DIREITO A VETO! Ou seja, não podem "discordar" das decisões do Conselho, não teriam voz praticamente nenhuma! E o nosso governo está aceitando isso!

Desta forma, os 05 novos membros (provavelmente Brasil, Japão, Índia, Alemanha e África do Sul ou Egito) compartilhariam apenas os ÔNUS de ser do Coselho: envio de tropas, segurança nas fronteiras com os outros países, investimento pesado em poderio militar, perigo de sofrer ameaças terroristas, etc etc. COMO SE JÁ NÃO BASTASSEM TODOS OS PROBLEMAS QUE TEMOS EM NOSSO PAÍS, AGORA AINDA TERÍAMOS QUE PREOCUPAR COM GUERRAS DOS OUTROS!!!? Isso sem contar nos milhares de jovens brasileiros a partir dos seus 18 anos que virão a morrer em tais guerras... E suas famílias, o sofrimento delas, de suas mães, etc? E SUAS VIDAS???

Bom, gente, é isso! Meu papel é de informar, e, claro, expor minha opinião pessoal, que acho que ficou bem clara aqui. Agora, se houver algum plebiscito (consulta ao povo brasileiro) sobre a participação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, vocês todos já sabem do que se trata, e se pensarem bem a respeito, e refletirem sobre minhas palavras, tenho certeza, votarão NÃO!

Abraços a todos,

Ana Letícia.

Ps: E aí, Zanini, falei certo? Qualquer coisa comenta aí e dá aula prá gente, tá?