(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

01 setembro 2004

O último furo...

Pois é, depois que eu fiquei desempregada parece que surgiu mais coisa ainda prá fazer, e a falta de tempo prá prá tudo baixou geral.
Hoje é o meu dia de postar algo, mas estou completamente sem inspiração. Também, ontem fiquei até altas horas bolando a minha quebra de protocolo... Então vai ser agora mesmo que vou postar, no último furo, no último prazo, antes de dar meia-noite.
Alguém aí já assisitiu "Olga"? Dizem que é muito bom. Meus pais assistiram e gostaram bastante. Cliquem
aqui para saber das impressões deles, que resultaram num post magnífico no Prás Cabeças do papai.
Outro dia vi um pedaço de uma entrevista com a atriz que interpreta
Olga Benário, Camila Morgado, que me impressionou muito. Abaixo, algumas curiosidades sobre a filmagem do filme mais caro já produzido no Brasil:

  • Todas as cenas foram filmadas no Brasil, inclusive aquelas que se passam na Europa, nos campos de concentração nazistas, na neve...
  • As cenas do campo de concentração foram filmadas no Rio de Janeiro, numa estação desativada (se não me engano - se estiver, alguém por favor me corrija). Estava fazendo mais de 30 graus no Rio à época das filmagens, e a cena era extremamente escura e fria, estava nevando etc. Para conseguirem a iluminação ideal, foi colocado um pano branco enorme (tipo um lençol) sobre a estação - imaginem a sauna que aquilo ali virou.
  • Camila Morgado conta que não sabe como não desmaiou de tanto calor e desitratação.
  • A neve no chão foi feita com sal grosso (o que faz desitratar ainda mais...), e a neve caindo por máquinas geralmente usadas em cinema (tipo aquelas que ficam no shopping na época de Natal).
  • Como a Olga Benário era européia (alemã, né?), ela era mais alta Luiz Carlos Prestes na vida real, e assim deveria ser no cinema. No entanto, a atriz era bem mais baixa, e para dar mais realidade às cenas, teve que, literalmente, subir nas tamancas! E que tamancas! Não sei quantos centímetros de plataforma, mas foi algo tão "exagerado" que a Camila teve que treinar para conseguir se equilibrar sobre aquele "pedestal". E ela também tinha que andar, correr, pular, tudo com as tamancas...
  • Segundo ela, a técnica de usar a plataforma como sapatos foi dominada no andar, mas para correr e saltar, era impossível não cair. Parece que teve uma cena que foi preciso filmar com três seguranças em volta de Camila, pois ela tinha que correr e saltar, e quando ela estava caindo no chão, estes seguranças a carregavam e a colocavam de pé novamente!!! E isto tudo foi filmado, mas não aparece no filme, nem dá prá perceber que ela estava caindo, etc...

Legal, né? Vou ver este filme ainda, mas como todo mundo que viu me falou que é muito triste (minha mãe nem dormiu no dia em que o assisitiu, de tão impressionada), quero me preparar mais psicologicamente... O tanto que eu já chorei de emoção só com estas Olimpíadas! Imaginem com o filme então! Sei se guento não....

Ah! Alguém viu Ana Maria Braga hoje? O Emanuel (vôlei de praia) DEU a medalha dele de ouro ao Wanderley (carinha da maratona que foi segurado pelo irlandês ex-padre retardado), ao vivo!!! Nem preciso falar, né? Chorei demais. Mas disseram que no intervalo a medalha foi devolvida pelo Wanderley, que disse que não poderia aceitá-la etc. O estúdio inteiro aplaudiu de pé... ai...ai....

Beijoooossss

Ana Letícia