(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

23 junho 2005

E VIVA SÃO JOÃO!!!



“Fagulhas, pontas de agulha, brilham estrelas de São João,
Confetes, xotes e chachados, segura as pontas, meu coração...”

Eta que chegaram as festas juninas, e hoje é o dia de São João!!!
Ai quem me dera estar em Caruaru/PE ou em Campina Grande/PB, curtindo um forró bate coxa, pulando fogueira, mandando e recebendo correio elegante, comendo caldo, canjica, quentão e pipoca... viva São João!!!
Meu primo Kleber, que mora em Recife vai pra lá. Já passou vários “São Joãos” em Caruaru e este ano vai ver o que tem de bom em Campina Grande, se você entrar no site vai ver que tem programação para todos os dias do mês de junho e início de julho... que os pés aguentem o "arrastapé" a noite toda!

Claro que eu disse ao Kleber que precisa arrumar uma forrozeira por lá. E ele me desejou que arrumasse um “matuto” em BH (será que vou encontrar?).

Mas aqui em BH também tem muita festa boa... nos finais de semana do mês de junho o que não falta é "Festa Junina" para ir. Festa nos clubes, nas casas de shows, nos sítios, todas com o motivo tipicamente caipira. Eu mesma fui na festa junina da sala da minha amiga 'Lets' no sábado passado. Claro que, como era festa de faculdade, não tinha muita gente à caráter, mas estava bem divertido. Além da dupla de sertanejos que animou a noite (por causa da influência da novela que fala de “Boiadeiros”), curtimos as bebidas típica e até trocamos correio elegante, com o pseudônimo “as três donzelas em busca de três mosqueteiros”. Foi divertido!

Neste domingo tem festa junina no sítio do meu tio Fernando também... dá-lhe família buscapé! Um dia inteiro de comilança, de danças e quadrilhas, de bate-papo, conversa fiada, causos e mais causos...
Vai ser muito bom, tenho certeza!

Depois do carnaval, as festas de São João são as que mais me atraem. Gosto do forró do interior, do arroz com galinha das barraquinhas, do friozinho da noite de lua cheia... semana que vem tem Forró de Curvelo também! Minha casa já está pronta para receber uma turma pra lá de animada, e a cidade vai ficar pequena pra tanta gente, vale a pena conhecer!

Bem, este final de semana promete ser regado com muito frio, forró e fogueira, e viva São João!!!
(P.S.: e que cada um encontre sua forrozeira ou seu matuto por ai...)

Beijos, Lú.