(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

24 novembro 2004

Conceito "A"!


Deus ouviu minhas preces! Por quatro anos seguidos, não aguentava nem ouvir falar das calouradas do UNI-BH (faculdade onde estudo). O DCE daqui era o Mudança Já. Eles até fundaram uma ong....ÔÔÔÔ.
Fato importante: todos os integrantes do DCE Mudança Já, entraram para o "governo" com uma mão na frente e outra atrás, até que fizeram algumas benfeitorias, como: coloraram uma mesa de sinuca e de totó no galpão da faculdade, conseguiam uns 2 ou 3 ônibus por ano para "alguns" DAs , mas só para viagens próximas, isso sem falar das calouradas, era uma maravilha; altas bandinhas de Axé, Pagodão mulherada dã e os playboys então, só não tinham aplicado mais bombas no corpo por falta de espaço. Depois de lindos 4 aninhos com a mesma sinuca, as mesmas festinhas, o mesmo totó, eis que o presidente do DCE, Miguel não sei das quantas, resolve canditar-se para vereador de Belo Horizonte. Foi um dos candidatos que mais gastou com a campanha. Detalhe, tinha dito acima que eram todos "pobres", cansei de encontrá-los no busão. Hoje? Todos de carrinho 0 bala. De onde eles tiraram dinheiro? Dos otários que contribuem com a taxa do DCE junto a mesalidade, na qual, estou incluida. Os de "esquerda", nunca conseguiram chegar nem perto das votações, é claro, é difícil encontrar gente que pensa. Os modismos estão à solta.
Dia 18 de Novembro foi a votação para escolher o novo "conselho do DCE". Mas, os "queridinhos" não se canditaram. Agora eles vão roubar na câmara, frequentaram a escolinha por 4 anos. Se formaram e vão disputar com os cachorros grandes lá na câmara. Teve uma única chapa: "CONCEITO", digamos que, de esquerda. Ganharam!!!!! Também, eram eles e eles mesmos. Confesso que não dei muita importância, já estou saindo da faculdade e nem procurei saber das propostas, votação e etc.
Hoje, 08:00h, me senti extremamente arrependida, pois o novo presidente do DCE do UNI-BH, Fernando Augusto, saiu estampado na primeira página do Caderno de Cultura do EM. A reportagem entitulada, Da resistência ao Axé, fala um pouco dos anos 60, em que a mobilização política era priorizada para uma sociedade mais democrática, isso tudo através de movimentos estudantis, culturais. O primeiro presidente da UNE (União Nacional de Estudante) foi o poeta Ferreira Goulart, que fala sobre o "regresso". Movimentos estes, que marcaram uma geração e lançaram muita gente importante (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque dentre outros).
Quando comentei sobre essa reportagem no escritório onde trabalho, dizendo que seria uma enorme felicidade, se o DCE desenvolvesse programas e projetos culturais que realmente valessem à pena participar, como: teatro, debates, mobilizações, shows que tenham fundamentos poéticos, políticos, atístico regional. Eis que o Gabriel (estudante de Direito, 19 anos e morador da zona Sul de Belo Horizonte), que trabalha comigo, deixou escapar essa asneira: " Quê isso Dô, esse DCE tá por fora, não vai dar em nada pois, a outra chapa (Mudança Já) é que era bacana com os shows de axé. Era tão bacana que lotava e só de gente bonita. E esse DCE novo, não vai dar em nada... A moda é o axé, pagode, sertanejo...
Meu Deus, há uma distorção de valores? Ou eu estou ficando maluca?
"...sempre há forças que buscam a inovação responsável."
(Fernando Conde, um dos coordenadores do DCE da UFMG.)
Aproveitando a oportunidade e o título. O meu curso foi aprovado pelo MEC, com conceito A . Olha que a minha turma vai se formar n final do ano e foi o único conceito A dos cursos de Turismo avalidados em Belo Horizonte.
Parabéns turma!
Beijos!
Donária