(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

19 setembro 2005

ETIQUETA NO TRABALHO

Com certeza a cara de uma empresa, grande ou micro, de um estabelecimento comercial ou de qualquer outro local onde haja o mínimo de público ou cliente começa com os seus funcionários e atendentes. A primeira impressão é a que fica!

Um sorriso, um bom dia, um ar agradável, tudo isso é necessário para que o trabalho seja realizado com prazer e eficiência. Cara amarrada, mau humor não levam a nada, e ainda criam rugas nos rostos.

Tudo bem que tem dia que a gente não quer nem escutar falar em cliente ou que o telefone toque, mas é necessário. Uma das coisas que sugiro a todo mundo é atender o telefone sempre com um tom alegre, a pessoa que está do outro lado, com certeza, ficará calma e se sentirá bem de escutar uma voz suave e feliz. Várias vezes conversei com pessoas que me elogiaram por estar feliz, é um bom começo para conquistar um cliente. Se no telefone já se começa o stress, num minuto a conversa vira um bate-bocas.

O ambiente de trabalho também deve demonstrar paz. Uma flor, um enfeite colorido, uma mesa arrumada, objetos nos lugares, lixo no lixo. A organização deve estar acima de tudo, o trabalho rende muito mais, e no dia que você precisar faltar, claro que outras pessoas conseguirão exercer sua função. Não pense que ninguém é insubstituível ou que você deve agir de tal forma que outra pessoa não se destaque em seu lugar. Isso apenas prejudica o trabalho. Cooperação e coleguismo devem reinar.

Uma questão sempre duvidosa: vestir-se!
Com relação às roupas deve-se evitar pernas à mostra, perfume que se espalhe por todo o ambiente de trabalho, decotes, peças muito justas ou transparentes. Os acessórios devem ser restritos para dar um ar de delicadeza e feminilidade.
Já vi pessoas que não conseguiam nem sentar com uma saia tão curta, é desconfortável, ainda mais quando um homem está perto e isso lhe chama bastante a atenção.
Os homens não ficam atrás... num dia de sol forte, calor e desconforto atrapalham o caimento do terno com gravata e sapatos fechados. Ainda bem que inventaram a sandália feminina, mesmo com os altos saltos.
Mas tudo isso passa para o cliente uma imagem de segurança e credibilidade. Já ouvi muitos clientes elogiarem um determinado terninho ou o jeito elegante de pessoas.

Ganha-se pontos com certas atitudes. É preciso ficar atento à etiqueta dentro do trabalho, porque, mesmo num ambiente menos formal e descontraído, certas condutas podem ser consideradas verdadeiras gafes.

Cada um deve fazer a sua parte, até porque hoje com tanta mão-de-obra disponível, quem ganha destaque no mercado competitivo do trabalho deve demonstrar competência e elegância na execução de suas atividades.

Beijos a todos, boa semana de trabalho!