(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

11 maio 2005

O que faz bem a sua saúde?

Essa semana eu li um texto excelente do Luís Fernando Veríssimo sobre o que faz bem a saúde. Desde que nascemos nossos pais nos dizem que devemos comer verduras e legumes para ter uma vida saudável. Que não devemos comer bobagens como balas, diminuir nos biscoitos, chiclets faz mal para os dentes e tal... Tanta coisa que a gente até diz: “ah, oh mãe, que saco!”
Muita coisa pode ser até verdade, mas tudo depende de experiências, estatísticas, lembrando que cada pessoa tem um corpo que rejeita ou absorve as coisas de determinada forma.

Sempre me disseram que cenoura fazia bem para a visão. Amo e como cenoura e, no entanto, minha miopia não estabilizou até hoje...
Leite com manga? Acho que é lenda... mas também ninguém come os dois ao mesmo tempo, a não ser em suco, e nunca ouvi dizer que alguém tenha passado mal por causa disso.
Comer ovo ou banana à noite: ai tenho minhas dúvidas... porque acho banana pesado para comer à noite, se como, tenho uma sonhação danada... podem rir, mas é sério.
Maçã, tomate e mussarela são bons preventivos para o câncer; alho e pimenta para o coração; água é bom para emagrecer, mas se tomar em horário errado, muda o efeito; folhas como alface e couve fazem bem para a pele, elimina os cravos; laranja é bom para o intestino. Chocolate faz bem ou faz mal???
E tantas coisas mais, receitinhas que até Deus duvida!

Mas devemos comer de forma moderada, porque o exagero também não faz bem. O mais seguro, como disse o Veríssimo é não mudar de hábitos, porque cada um sabe o que faz bem ou faz mal para sua saúde, seu intestino... para não precisar sair correndo pela tangente...

Coisa boa para a saúde mesmo é dormir bem, acordar bem disposto, amar, sentir felicidade com você e com os outros, ler um bom livro, fazer uma viagem inesquecível ou apenas para relaxar, sentir prazer, estar em paz, dançar e cantar até a voz acabar, dar bons beijos e um abraço bem caloroso!

Porque estar com raiva e sentir-se mal não vai ter maça, tomate, mussarela, alho, pimenta, água, alface, couve, laranja, chocolate ou qualquer outra simpatia que faça melhorar. Muitos males estão em nossa cabeça ou no coração guardados... extravasar é sempre o melhor remédio!

Confesso que eu estou em paz e por mais que o mundo apresente dificuldades, acho que tudo vai ficar bem no final! Estou apreendendo isso nas aulas de Yôga, onde descobri que tenho uma paz interior maior do que tudo. Sinto-me muito bem, descobri que me amar é fundamental!

Já que falei do Fernando Veríssimo, termino o texto fazendo minhas as palavras dele:

“Conversa é melhor do que piada.
Beijar é melhor do que fumar.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Tomo pouca água, bebo mais que um cálice de vinho por dia, faz dois meses que não piso na academia, mas tenho dormido bem, trabalhado bastante, encontrado meus amigos, ido ao cinema e confiado que tudo isso pode me levar a uma idade avançada.
Sonhar é melhor do que nada.”

Beijos a todos, Lú