(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

31 janeiro 2005

DIAMANTINA, AÍ VAMOS NÓS!!!

Só pelo título do post já deu para notarem que estou quase pronta para o carnaval de Diamantina!!! (o quase é porque minha passagem é para sexta-feira) Estão vendo o tanto que estou empolgada!!!

“Ah, ah, ah, ah, ah mas eu tô rindo à toa, não que a vida esteja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar... ah, ah, ah, ah” Esta é a frase constante no msm da minha amiga Pri, que este ano vai conhecer o melhor carnaval de rua de Minas. Ela vem de Brasília para sentir uma das maiores energias do mundo (fora o carnaval de Salvador). Está ansiosa como eu.

Diamantina, patrimônio histórico da humanidade, está prestes a receber milhares de turistas de toda Minas Gerais, Rio, SP, Brasília, e de muitas outras cidades que não temos nem noção. Só quem estiver lá, vai saber. Realmente a cidade estará lotada, tanto que quase não consegui comprar passagens, ligo todos os dias para a rodoviária em busca de um ônibus extra para que eu possa curtir o restinho do carnaval na quarta-feira (que agora já não é mais "de cinzas", mas de carnaval!)

Pelo 5º ano estarei naquela terra santa... que também recomendo que conheçam em outras épocas, como no Festival de Inverno promovido pela UFMG. Para os mais românticos, indico a Vesperata (noites de seresta).
Mas no carnaval teremos Bartucada até o dia amanhecer, Batcaverna, o dia todo... e, este ano, a volta do Becudos do Mota, para quem já curtiu o carnaval quando cada banda tocava separadamente nos becos da cidade.

Estou no pique total, não vou nem preocupar se na casa ficarão trinta pessoas, se tem poucos banheiros para tanta gente, ou se o colchão não é lá grandes coisas... o que vale a pena é dançar aquelas músicas todas em ritmo de samba (adoro quando a Bartucada toca as músicas do Tia Nastácia em ritmo de samba), até o dia amanhecer, não ter hora para ir dormir, cantar a beleza da vida!!!

“Se Deus é brasileiro, a vida é um grande carnaval...
Se Deus é bartuqueiro, a vida é um grande carnaval!!!”

Vale a pena viver um carnaval como esse. Notícias de mim? Agora só lá pela quarta-feira de cinzas, na ressaca do carnaval.

Beijos a todos, aproveitem, vamos viver sem medo de ser feliz!!!

27 janeiro 2005

João e o Pé-de-Feijão

Não vou contar aqui a estória do Joãozinho e o pé-de-feijão não, viu? Podem ficar tranqüilos, que o que eu vou falar não tem nada a ver com conto de fadas, feijões mágicos, etc.

A questão é que todos aqui sabem do poder das palavras, e do efeito que elas trazem nas pessoas... Não sabem? Vou dar um exemplo: quando visitam uma pessoa idosa, sozinha, ou mesmo alguém doente, e conversa do fundo do seu coração, proferindo palavras de amizade, carinho... Já perceberam como essas pessoas melhoram? Como elas ficam mais felizes, mais agitadas? NÃO???

Então sugiro que façam uma experiência muito simples: todo mundo aí já deve ter plantado um grão de feijão quando era criança, na escola... caso contrário, é só pegar um feijão, ou melhor, 2 feijões, plantá-los em recipientes separados (pode até ser copos de plástico), cobrí-los com terra ou algodão. Em um dos feijões, coloque uma etiqueta, ou plaquinha, escrito "CRESÇA". No outro, escreva "NÃO CRESÇA". Todos os dias, regue os dois feijões igualmente, mas àquele em que você tiver escrito "CRESÇA", diga e/ou mentalize coisas boas, imaginando-o uma planta grande e forte, palavras de carinho e incentivo. Já ao outro feijão, "NÃO CRESÇA", faça o mesmo, porém ao contrário: diga e/ou mentalize coisas ruins, uma plantinha fraca, murcha, seca, que nunca vai ser bela, etc. Creio que em uma semana - dez dias no máximo - você vai notar a diferença... Eu e mamãe fizemos esta experiência aqui em casa e foi estrondosa a diferença entre as duas plantinhas!

Pense: se as suas palavras e pensamentos podem surtir tanto efeito com uma simples planta, imagine os mesmos efeitos em uma outra pessoa, ou em você mesmo?

Para quem ainda não acreditou, dêem uma olhada na pesquisa feita pelo Dr. Masaru Emoto (cientista japonês), que fez uma extensa pesquisa sobre a influência dos sentimentos, palavras e tons musicais na água, suas moléculas e seus cristais. As fotos são maravilhosas, e quem quiser saber mais um pouco sobre a pesquisa, é só clicar aqui para ler em inglês, ou aqui, para ler em português.

Mas por que estou falando sobre isso tudo?

Por incrível que pareça, os japoneses (sempre eles), inventaram um "feijão-mágico", por assim dizer. Funciona da seguinte forma: você presenteia alguém com um vasinho de feijão, antes de o mesmo brotar, e após cinco dias de cuidados, a pessoa será surpreendida com uma mensagem que vem gravada por laser (tatuada... hahaha) no broto de feijão! Pode vir escrito "Boa Sorte", "Eu amo você", etc, etc.... Dá prá vocês? Na minha opinião, um verdadeiro "presente de grego", pois a pessoa presentada terá que esperar 5 dias (ou mais) para receber o "presente" verdadeiro...

Sei não...

Aqui, o cristal de água, formado após proferir a palavra "AMOR".


E aqui, o "Feijão-Mágico" japonês...


Beijos,

Ana Letícia.

24 janeiro 2005

BANDIDOS VIRTUAIS

Galera, todos nós já ouvimos falar dos hackers, conhecidos também como ladrões da internet, bandidos virtuais, invasores eletrônicos e qualquer outro nome parecido com esses, que no final levam à mesma coisa: violação de dados mantidos por meio eletrônico.

Nos últimos dias, jornais (Jornal Nacional) e revistas (Época), dentre outros meios de comunicação têm noticiado sobre os crimes eletrônicos, decorrentes de violação de dados, os quais mantemos em nosso computador e que podem ser descobertos pelo acesso via internet.

Normalmente, o acesso aos sites começam por pura curiosidade, mas depois os adolescentes vão criando artimanhas com o objetivo de descobrir o proibido. Digo adolescentes, porque na maioria das vezes os hackers são jovens de até dezoito anos, curiosamente inimputáveis diante de nossas leis penais.

Mas passando ao que realmente acontece, essa gangue virtual rouba bancos de dados com números de cartão de crédito e informações bancárias, e os utilizam para a realização de compras através da própria internet, causando grandes prejuízos a seu dono. Os hackers que não têm coragem de fazer compras com os cartões roubados, trocam suas informações com outros bandidos por dicas sobre novas vulnerabilidades de sites ou programas. É uma máfia!

Um golpe recente é realizado através de um “suposto” site do SERASA, dizendo que você tem um débito pendente junto à empresa. No mês de novembro passado, eu recebi um e-mail desses e logo desconfiei. Primeiro porque tinha plena consciência de não ter nenhuma dívida, segundo porque fiquei pensando de que forma o SERASA teve acesso ao meu e-mail. E como boa advogada de Direito do Consumidor, sei que antes da inscrição de uma dívida no SERASA ou SPC, o consumidor tem o direito de ser comunicado do fato, com cinco dias de antecedência, o que não tinha acontecido comigo. Nem terminei de ler o e-mail e o deletei.
Fiquei surpresa com a reportagem veiculada no Jornal Nacional, na sexta-feira dia 21/01, mostrando esse site, que na verdade coloca um vírus espião no computador. Ainda bem que sou desconfiada e não sou tão curiosa. Logo deletei tudo.

Mesmo tomando todos os cuidados podemos ser vítmas desses golpes, porque cada dia estamos mais vulneráveis nas mãos dos hackers. Então ai vão algumas dicas:
- Não utilize senhas fáceis de adivinhar ou com menos de oito caracteres, misture letras e números e nunca deixe-as armazenadas no computador;
- Habilite um anti-vírus para que ele verifique todos os arquivos recebidos por e-mail, faça uma varredura regular em sua máquina em busca de vírus e programas maliciosos;
- Só abra arquivos anexados se souber do que se trata, não clique em links enviados com mensagens de propagandas e apague todo e-mail considerado suspeito;
- Os programas de mensagens instantâneas também podem estar infectados por vírus, evite enviar através deles dados confidenciais e mantenha o programa atualizado;
- Limite o uso do computador a pessoas de sua confiança e verifique se todos os usuários utilizam normas de segurança.

No mais, é torcer para não ser vítima dos bandidos virtuais.

Beijos Lú

21 janeiro 2005

A música move montanhas...

Estou feliz, ou melhor, sou uma pessoa muito feliz. Tá certo que às vezes tenho momentos depressivos, como qualquer outra pessoa, mas nada como um dia após o outro. Fico mais feliz ainda quando ouço uma boa música, fico muito calma, principalmente bossa nova e sambinha. Isso aí, ouvir uma boa música, sim. Não sei se o mesmo acontece com vocês, meus caros leitores (estou até parecendo uma escritora, né? Que chique!). Pois comigo “é tiro e queda”.

Estava pensando nisso ontem, no valor de certas músicas, o quanto elas representam, o quanto são sensíveis, emocionantes, tristes e alegres ao mesmo tempo...Muito bacana... E depois de pensar tanto e ouvir tanta música, eis que um “amigo”, entra no messenger, lá de Israel. Eu o conheci no ano passado na Ilha do Mel – Paraná e depois fomos para o Rio de Janeiro. E lá no Rio, eu e Jujú íamos almoçar quase todos os dias nos restaurantes: Garota de Ipanema e Vinícius em Ipanema. Foi no Vinícius que ganhei 2 sacolas de papel com a letra e a música Garota de Ipanema, então, dei uma das sacolas de lembrança para esse amigo (Roy). Ele ficou felicíssimo.

Depois disso, sempre que encontrávamos, ele pedia pra eu cantar a música pra ele. E ontem, depois de um ano, estávamos conversando no msn e ele pediu que eu escrevesse a música Garota de Ipanema, que ele iria me imaginar cantando! Olha que bonitinho! Ele ficou muito feliz e eu também...

Músicas de meu país, obrigada por tanta sensibilidade!!!

Pessoal, desculpem a falta de inspiração, é que ontem eu saí, dancei e enchi a cara. Cheguei em casa 4 horas da madrugada, acordei às 7:00h, e estou aqui, morrendo de dor de cabeça, cansada e morrendo de sono. Só que a Lú me intimou, pois há tempos eu não escrevo...
GAROTA DE IPANEMA
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina, que vem e que passa
Num doce balanço a caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que já vi passar
Ah! Como estou tão sozinho
Ah! Como tudo é tão triste
Ah! A beleza que existe
A beleza que não é só minha
E também passa sozinha
Ah! Se ela soubesse que quando ela passa
O mundo interinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor
Só por causa do amor...

(Vinícius de Morais e Tom Jobim)
Bjocas da Dodô!

20 janeiro 2005

Giro pelo mundo

Pessoal,
Era prá ter postado ontem, mas nem cheguei perto do computador (a não ser prá trabalhar).

Queria escrever sobre tantas coisas, mas no fim acabo escrevendo sobre nada... (Nossa, tô até parecendo a Dô, com preguiça de tudo...).
Mas o problema é que hoje eu recebi um texto por e-mail, muito legal... Não sei quem escreveu, pois não incluíram o autor, mas faz refletir, pensar sobre o mundo e as voltas que ele dá. Sei que isto não é lá muuuuuuito criativo, mas vocês precisa, ler este texto!

"MUDANÇAS"

"O collant virou body
O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss
O rímel virou máscara incolor
A lycra virou stretch
Anabela virou plataforma
O corpete virou porta-seios
Que virou sutiã
Que virou lib
Que virou silicone

A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento
A escova virou chapinha
"Problemas de moça" viraram TPM
Confete virou MM
A crise de nervos virou stress
A chita virou viscose.
A purpurina virou gliter
A brilhantina virou mousse
Os halteres viraram bomba
A ergométrica virou spinning
A tanga virou fio dental
E o fio dental virou anti-séptico bucal
Ninguém mais vê...
Ping-Pong virou Babaloo
O a-la-carte virou self-service

A tristeza, depresão
O espaguete virou miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão
O que era praça virou shopping
A areia virou ringue
A caneta virou teclado
O long play virou CD
A fita de vídeo é DVD
O CD já é MP3
É um filho onde éramos seis
O album de fotos agora é mostrado por e-mail
O namoro agora é virtual
A cantada virou torpedo
E do "não" não se tem medo

O break virou street
O samba, pagode
O carnaval de rua virou Sapucaí
O folclore brasileiro, halloween
O piano agora é teclado, também
O forró de sanfona ficou eletrônico
Fortificante não é mais Biotônico
Bicicleta virou Bis
Polícia e ladrão virou counter strike
Folhetins são novelas de tv
Fauna e flora a desaparecer
Lobato virou Paulo Coelho
Caetano virou um chato
Chico sumiu da fm e tv

Baby se converteu
RPM desapareceu
Elis ressuscitou em Maria Rita?
Gal virou fênix
Raul e Renato,
Cássia e Cazuza,
Lennon e Elvis,
Todos anjos
Agora só tocam lira...

A AIDS virou gripe
A bala antes encontrada agora é perdida
A violência está coisa maldita!

A maconha é calmante
O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz
E a sociedade ficou incapaz...
... De tudo. Inclusive de notar essas diferenças."

Então é isso!
Beijos a todos,

Ana Letícia

25/01/2005 - Ps.: A AUTORA do texto acima deixou um comentário em nosso blog no dia 22/01/05, no texto da Dô. É a "Deanna Troy", e o texto foi copiado e modificado e espalhado na net sem a sua permissão. Aí vai o link pro blog dela, o "Leitores Escassos", e prá quem quiser ler o texto original, cujo nome verdadeiro é "Nada Mudou", é só clicar aqui.

17 janeiro 2005

Férias em Cabo Frio

Continuando o post sobre as férias... galera, tenho que dizer que minha viagem para Cabo Frio foi ótima (apenas o tempo foi curto, mas alguém precisa trabalhar nessa vida)!

Malas prontas, dia claro, pé na estrada... fui para Cabo Frio com meu tio Jota, tia Beth e prima Simone. Já estavam lá papai, mamãe, tia Neném, tio João, tio Fernando, Marlene, Mateus, Rafael e primos Bernardo, Aline e Flávia. Adoro essa família!!!

BR 040 sentido RJ, motoristas tranqüilos, tudo em paz no carro até começarem os pedágios... tinha muito tempo que não viajava pelas estradas do Rio e nem sabia que pagaríamos tanto para trafegar na BR... R$ 30,40 na ida e R$ 33,80 na volta (pois final de semana cobra-se mais caro). Ai, todos do carro já começaram a dizer que a viagem ficaria mais cara só pelos pedágios... Mas suportamos e até rimos.

Chegamos em Cabo Frio de tardinha e o sol estava de arrebentar (lá só escurece após as 20:00). Estava queimando só de ficar alguns minutos sob ele. Demos uma saidinha à noite, para verificar o terreno, acabei passando numa lan house (para não perder o costume...) Dormi imaginando o sol do outro dia.
Sol??? Que nada!!! Amanheceu chovendo, dia nublado... o sol ameaçou sair após as 13:00. Ai, eu e a Simone não desgrudamos da praia até as 17:00, quando o tempo fechou mesmo... mas tudo bem, tínhamos esperanças para o dia seguinte.
Dia seguinte??? Mais chuva, muito mais. Mas mineiro que é mineiro e aluga apartamento na praia não perde nem um dia de mar. Lá foi a família “buscapé” para a praia. Acham que estava vazia??? Não fomos os únicos, milhares de pessoas na praia... como disse a Bárbara (atendente da barraca) “o que essa mineirada vai fazer dentro de apartamentos quentes? O melhor é sair e ficar aqui” (comendo né? Para ela foi bom). A melhor opção ainda era ver o mar gelado e a neblina sobre o Forte.

Graças a Deus foram só esses dois dias de chuva... depois abriu um sol forte, aproveitei muito!!! Curti a praia, pulei ondas, mergulhei, caminhei, peguei sol e sol e sol...
Estou moreninha (isso faz tão bem para o ego).
À noite passeamos muito também... um rolé pela Orla e jantar no Canal, muito bom! Ah, sem esquecer da sobremesa na Confeitaria Branca, divina!

Para que não ficasse tão monótono, passeamos também em Búzios... que lugar! Deus de onde saíram tantas beldades? Não achei as pessoas de Cabo Frio muito bonitas, não tinha colírios (até o dia da abertura do Cabo Folia), mas em Búzios tudo era diferente... sem falar nos preços das comidas... nossa, bem mais caras!

No sábado foi o dia da abertura do Cabo Folia, para completar o passeio, show do Asa de Águia. Ó vida! Mas estava só começando o Cabo Folia, o melhor não vou aproveitar, três dias de muito axé, galera bonita, mais sol e verão.

Mas tudo que é bom acaba...

Viagem de volta a BH, malas prontas, “comida no papinho e pé no caminho”! Sobe e desce a serra de Petrópolis, cidade maravilhosa! Ar puro, casas bonitas, dá gosto!

Não aproveitei essa viagem apenas para ficar moreninha... descansei, conheci pessoas e lugares legais, relaxei muito.

Agora é preparar para a próxima... quem viver, verão!
Beijos Lú

14 janeiro 2005

Ai que preguiça!

Olá pessoas! Nossa, que saudade que estava sentindo de vocês! Mas, confesso que a preguiça falou mais alto. Sou adepta de Macunaíma: "Ai que preguiça..."
Só não estou com preguiça é de sair para balada.
Ontem mesmo foi dia, dancei até não agüentar mais. Até hoje não entendo, como nós mulheres conseguimos ficar a noite inteira felizes, sorridentes e dançantes até o fim da noite com o pé enfiado naquele sapato de salto altíssimo e fino e bico mais fino ainda. Meu Deus do céu! Cheguei em casa, tirei o sapato, não adiantou nada meu pé já estava moldado, quanto mais eu andava mais doía. Tudo pela elegância.
Sem falar, daquela tal bebida, que não sei porque, ainda insisto em pagar R$ 9,00 reais naquela garrafinha de SMIRNOFF ICE, ou melhor, LIMONADA, é demais pagar R$ 9,00 numa limonada...um roubo....
Tenho uma amiga (lá de Cipotânea) que mora em Itaperuna –RJ, ela é estudante de medicina super inteligente e por sinal a mais cachaceira de todas. Ela bebe a metade da garrafa e coloca 03 doses de vodka!!! Segundo ela: "Isso é que é bebida de verdade..."
Galera, isso é incrível: "Não tenho muitas novidades, e mesmo se tivesse...estou morrendo de preguiça..."
Só Lamento!!!
No mais é isso! Prometo que na semana que vem volto mais animadinha...
Bjocas da Dodô preguiçosa!

12 janeiro 2005

O Rio de Janeiro continua lindo...

Mineiro na praia é uma comédia... não pode sentir cheiro de maresia que já fica ouriçado! Eu não sou diferente...

Reveillon na praia prá mineirada então, é novidade! (Meus pais nunca passaram tal data na praia, e olha que os dois são bem viajados!) Eu, por exemplo, pulei minhas 07 "tsunaminhas" (ou melhor, 14, prá dar sortre em dobro) na virada, estourei champagne (tá bom... espumante barato "Chuva de Prata" que por sinal eu NÃO BEBI, pois o Daniel se sentiu O Schumacher jogando a bebida em todo mundo) e dancei ao som de Alcione após a queima de fogos. Festinha em casa de novos amigos, 1 quarteirão da praia e da cascata do Meridien Hotel, comida boa, música boa, bebidas, piadas.

Apesar da famigerada FUMAÇA que encobriu boa parte dos fogos, provocada pelas condições climáticas do 31 de Dezembro, de qualquer forma foi muito melhor estar em Copacabana que em BH, pois além dos fogos na Lagoa da Pampulha (onde é impossível chegar de carro neste dia), só tem festas para milionários que não têm mais onde gastar e podem ficar pagando R$ 300,00 por pessoa prá comer e beber... tô fora.

O Rio de Janeiro continua lindo... Não vi nada de violência, nem na noite do dia 31 p/ o dia 1º, nem nos outros dias todos que passeei por lá - chegamos no dia 30/12 e fui embora no dia 02/01. Prá vocês terem uma idéia, voltamos a pé de Copacabana/Leme até Botafogo, atravessamos 02 túneis andando, passamos por debaixo de viadutos, e ninguém nem nada nos importunou, só mesmo as 2 bolhas monstras que surgiram nos pés do meu amor...

A famosa Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas este ano estava linda! Como todo bom turista, pagamos "déix reaix" para andar de Cisne Azul (pedalinho) e tentar ir ver a árvore mais de perto! Passeio único e lindo! Recomendo a todos que forem ao Rio que façam este passeio, até mesmo os cariocas que moram lá e muitos nunca andaram de pedalinho na lagoa. Claro que hoje já não tem mais a árvore, mas além do romantismo e da mui agradável brisa no meio da lagoa, a vista dos prédios que a circundam e das montanhas de pedras que fazem do Rio a "cidade maravilhosa" é linda!

Os nossos anfitriões, cicerones durante todo o passeio, não poderia ser melhor: 02 cariocas da gema, um da tijuca a outra do Leblon, que nos acompanharam todo o tempo, e conhecemos praias e locais lindos. Aos dois só temos a agradecer, eu e Daniel, pelo convite, pela acolhida 5 estrelas, pela companhia, paciência, carinho e bom-humor!


Léo e Lê sob os fogos de Copacabana - Rio 2004/2005


A Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio 2004/2005



Beijos a todos,

Ana Letícia.

07 janeiro 2005

Mineiros em férias

Não poderia deixar de começar o ano novo, mais precisamente o mês de janeiro (verão), sem falar de um tempo maravilhoso que inventaram: FÉRIAS!!!

Ai que vontade de viajar, de sair por ai sem eira nem beira... como a Dô normalmente faz, mochila nas costas e pé na estrada... mas nem tanta coragem tenho, então curto a tradicional viagem da família mineira, para onde??? PRAIA!!! CABO FRIO, este é o meu rumo deste verão.

Mineiro é assim, vai chegando os meses de novembro e dezembro, vai ficando doido para conseguir uma casa de aluguel em alguma praia e um lugarzinho para estender a canga na areia... pensar nos males que isso pode causar? Ah, deixa para o próximo ano... câncer de pele, micoses de areia... tem que tomar cuidado, muito protetor solar, mas nada disso estraga o passeio.

Neste verão, minhas férias não serão tão maravilhosas como as do ano passado, quando me deliciei com o mar quente de Recife, Porto de Galinhas, Olinda, etc, etc, etc (ai que saudades...). Vou mesmo ficar nas águas frias de Cabo Frio, quem sabe aproveitando o Cabo Folia?

A família já está se reunindo no apto que alugamos: papai, mamãe e tios já estão lá e uma turma nova chegará este final de semana. Farra, bagunça, risos, brincadeiras, causos, comidas, bebidas, ai que delícia... e o melhor, ficar à toa, sem pensar em nada, sem nenhum stress, relaxando, olhando a imensidão do mar, a linha do horizonte... não há coisa melhor...

A única coisa ruim: voltar para a casa, voltar à realidade da vida, trabalhar, estudar, colocar a vida em ordem, mas sempre me preparando para o próximo verão.
Para quem vai ficar em BH, uma boa dica é aproveitar a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, eu já fui em várias peças e adorei!

Quem viver, verão!
Beijos Lú

05 janeiro 2005

Era uma vez....

Um Hamster Anão Russo Siberiano. Traduzindo: uma bolinha de pêlos pequena, de hábitos noturnos, típico roedor que come qualquer frutinha ou semente que vê pela frente.
Recebeu o nome de Adamastor Pitaco, em "homenagem" àquele comediante peça rara, dentuço, orelhudo, com o cabelo liso de um lado e crespo do outro, que vai em programas de auditório e canta diversas "melôs" com sua viola em riste...
Um nome tão grande para um ser tão pequenino, mas de forte personalidade, e, acima de tudo, apaixonado por sementes de girassol.
Meu irmão Ângelo, estudante de Veterinária, se apaixonou por esta raça de hamsters, que são bem menores que aqueles mais conhecidos (Hamster Sírio - tem pêlos caramelo ou branquinho), e que tivemos quando crianças (e matamos "sem-querer", tentando ensiná-los a fazer acrobacias de circo.... don´t ask).
Ganhou o Adamastor da namorada (também estudante de Veterinária), proprietária de uma gorda exemplar chamada "Juanita" (don´t ask). Segundo ela, "Adamas" (como é chamado aqui em casa), nasceu em outubro, tendo, portanto pouco mais de 02 meses de vida - praticamente um pré-adolescente para os hamsters anões Russos Siberianos.
Ele gostou bem de sua gaiolinha, com uma roda para girar, serragem, paninho para se cobrir, rolhas de ração e muitas sementes de girassol. Como possui hábitos noturnos, dorme o dia todo embaixo do paninho, mas brinca a noite toda, escalando a gaiola, roendo suas grades, comendo, correndo na sua "esteira" etc. Mamãe ficou encucada com isso, pois só via o "bicho" dormindo. Suspeitou que ele tinha depressão, que se sentia só, etc - isto porque ela só passava em frente à gaiolinha durante o dia... DÃÃÃÃ.
Hoje de manhã, quando acordei, deparei-me com mamãe, bem assustada: "Ontem à noite, aconteceu uma tragédia! O Adamastor morreu!"
- "Quê isso, mãe, morreu nada, ontem à noite, antes de dormir, eu fui lá ver e ele estava brincando até! Você sonhou!?"
- "Morreu sim, minha filha, seu pai até confirmou! Eram 3:11 h da madrugada, fui beber água na cozinha e aproveitei prá ver o Adama brincando. Encontrei-o com a carinha entre as grades da gaiola, quietinho, fora do paninho! Fiquei observando até às 3:13 h e ele nem mexeu! Chamei por ele, bati na gaiolinha e nada! Seu pai foi lá olhar, e ele confirmou prá mim que o bicho tava morto! Queria até que jogasse no lixo, mas nem eu nem ele tivemos coragem de pegar no defunto... Ai Ana, nem dormi direito! Rezei 3 TERÇOS BENTOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA - aquele que a Néia trouxe prá mim de Aparecida do Norte - prá alma do Adamastor e pro Ângelo não ficar muito triste!"
- "Quê isso, mãe, eu não acredito, tem certeza?" Lá foi ela correndo olhar o lixo da cozinha, prá ver se alguém tinha jogado o de cujus fora. "Seu pai falou que olhou a gaiolinha hoje mais cedo e ele não estava lá! Será que o Ângelo já o enterrou? No lixo ele não está...", falou ela, muito tristinha e melancólica.
Corri até a gaiolinha, e realmente não vi o Adamastor. Acordei o Ângelo com a mórbida notícia, o coitado deu um pulo da cama e seu coração disparou. Abrimos a gaiola, levantamos o paninho, e lá estava Adamastor, vivinho da silva, balançando seus bigodinhos nos olhando, muito assustado, por tê-lo acordado de um soninho tão gostoso.
Ah... depois dessa, rimos tanto, mas tanto! A mamãe xingando, que estávamos zombando do sofrimento dela, que ela até já tinha planejado o enterro do Adamastor, em frente à árvore no jardim do prédio... Fiquei imaginando: pensa só se tivessem jogado o bichinho no lixo mesmo, de madrugada? Tadinho! E o pobre estava vivo!
Papai, depois de saber de seu equívoco - comprovando que médico não é veterinário, hehehe - ainda zombou, dizendo que a reza braba da mamãe, de madrugada, é que ressuscitou o pequeno hamster!
Depois dessa, acho que Adamastor não morre mais: tem o corpo fechado! hahahahaa


Adamastor Pitaco – 23/10/2004 *** ??/??/????


Beijos a todos,

Ana Letícia.