(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

22 agosto 2004

Sangue, Suor e Lágrimas

Quem não gosta de esportes? Eu amo, todos os tipos! Já fui atleta, sério mesmo! No colégio era da seleção de vôlei (quem diria, do alto de meus 1,57m) e de handball. Dancei ballet clássico e contemporâneo dos 6 aos 23 anos, já fiz natação, ginástica artística, spinning, musculação, ufa! Então, não é nem preciso dizer que estou amando estas Olimpíadas de Athenas, não é mesmo? Pois é, fico encantada com todos aqueles atletas, no auge de suas carreiras, seus corpos 0% de gordura, as fibras musculares estalando de tão alongadas! E fico imaginando a experiênciade estar ao redor dos melhores do mundo, porque quem vai prá uma olimpíada, é porque passou 4 anos se preparando para isso, e competindo, e treinando... Gente todas as partes do globo, falando diferentes línguas, se conhecendo, tirando fotos, rindo juntas, convivendo por um bom período de tempo num outro país. A maioria nem ganha medalhas, nem sequer vai prá lá para tentar ganhar uma. A maioria está lá pelo simples prazer de competir, pois sabe que não terá chance ao comparar-se com os melhores do mundo. E acho que o nosso problema é querer que o Brasil ganhe sempre, e a pressão em cima de nossos atletas é muito forte.
E o futebol do Brasil que nem se classificou? E olha que para formar um time como aquele não é para qualquer um não! Pois é, pessoal, o país do futebol levou a sua maior delegação para uma olimpíada, e pela primeira vez, uma equipe completa de Ginástica Artística (antiga "ginástica olímpica"), meu esporte favorito de assistir. A plasticiade, a concentração e a força tornam este um dos esportes mais atraentes para os espectadores de jogos olímpicos. Penso que ver pela televisão é melhor que ao vivo, pois vemos a repetição de todos os detalhes, em câmera lenta, a expressão de dor, o olhar compenetrado, o dedinho do pé esquerdo que não estava esticado o suficiente, o dedo mindinho que se posicionou em local inadequado e fez a ginasta cair da trave. (rs) E por falar em trave pessoal, o que é aquilo! São apenas 10cm para as meninas ficarem de pé e darem saltos mortais! Para frente, para trás, com a perna esticada, dobrada, agrupada, enfim, é algo quase que humanamente impossível!
O motivo pelo qual estou escrevendo este texto, é que amanhã, segunda feira dia 23/08, a gauchinha Daiane dos Santos estará competindo por uma medalha inédita para o Brasil. Todos apostam nela, e na sua capacidade de, praticamente, voar! Dando piruetas e fazendo acrobacias nunca dantes tentadas, escrevendo seu nome na história da ginástica, emocionando o Brasil. e pensar que em Junho, Daiane operou um dos joelhos!!!
Hoje eu estava assistindo o jogo de basquete feminino Brasil X Austrália, e enquanto o jogo estava no intervalo, foi mostrada uma matéria sobre o Centro Comercial Internacional na Vila Olímpica. O repórter encontrou com Daiane, e a mesma se disse "proibida" de falar com a imprensa, e não quis dar entrevista. Quando voltou a transmissão do jogo, um dos comentaristas esportivos condenou a atitude da ginasta, dizendo ser "ridículo ela não querer dar entrevista, como se fôssemos machucá-la, fazê-la sofrer". Convenhamos, que vexame deste comentarista esportivo. A atleta tem todo o direito de não querer falar com a imprensa, 24 horas antes de sua final olímpica. Ela foi uma das atletas mais assediadas, desde que venceu a Copa do Mundo de Ginástica, e a mídia não a deixou em paz até a chegada em Athenas. A pressão em cima desta menina é enorme, como se ela tivesse obrigação de vencer a medalha de ouro. E agora vêm dizer que ela tem que dar entrevista??? Como assim!? Eu, no lugar dela, agiria da mesma forma. É lógico que proibida efetivamente de falar ela não está. Mas tem todo o direito de não querer falar, e esperar um resultado em sua competição!
É, o esporte é, literalmente, feito de sange, suor e lágrimas. Força, Brasil, força Daiane!
Ana Letícia